quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Como se Preparar para Correr Longas Distâncias e Evitar as Lesões

Não é simples correr longas distâncias.

O corpo precisa estar preparado com muito treino e dedicação, sem contar das exigências biomecânicas impostas ao organismo.

como correr longas distâncias

A corrida de longa distância exige do atleta técnica para as diversas superfícies e uma biomecânica diferenciada das outras modalidades de corrida.

A angulação de inclinação do tronco durante a corrida varia de 5º a 9º nos corredores de longa distância, nos corredores de velocidade é de 25º e nos corredores de meio-fundo 15º”, avisa o fisioterapeuta Leonardo Signorini.

É preciso prestar atenção no corpo ao correr



Segundo o especialista, essa biomecânica consiste em movimentos corretos na passada para que não ocorra complicações durante o treinamento e leve ao surgimento de lesões. “Os pés são as primeiras estruturas que entram em contato com o solo.

Eles acabam absorvendo o impacto das passadas e podem não suportar os desgaste e sofrer vários tipos de lesões. Com a corrida, há uma maior sobrecarga de forças geradas pela ação da gravidade (peso corpóreo sobre o solo) e o contrário a essa força, ou seja, do impacto do solo sobre os pés”, diz.




Na corrida de longa distância (ou longões), as lesões mais freqüentes são as provocadas pelo estresse ou de sobrecarga, tais como fraturas de estresse, tendinites, fascite plantar, síndrome do estresse tibial medial e síndrome do trato ílio-tibial e etc.

Cuidado com o excesso de treinos


“Uma das principais lesões é a fratura por "stress", que representam 4,7% a 30% das lesões encontradas em corredores, encontradas na maioria na tíbia (49,9%), ossos do tarso (25,3%), metatarsos (8,8%), fêmur (7,2%), fíbula (6,6%), pelve (1,6%), sesamoides (0,9%) e coluna (0,6%)”, conta o fisioterapeuta.

Normalmente, de acordo com os especialistas, essas lesões surgem geralmente surge no início da temporada em que o atleta encontra-se sem preparo físico ou com mudanças de superfícies de treinamento, calçado inadequado para determinado tipo de solo, erros na periodização de treinamento, distúrbios anatômicos, biomecânicos, nutricionais e hormonais.

O pé recebe o impacto constante do solo e não resiste.

“Portanto um bom calçado para cada tipo de corrida, ameniza o problema”, aponta.

Vídeo com exercícios de para evitar lesões nas longas distâncias

Para finalizar assista a um vídeo com dicas do Marilson Gomes dos Santos para evitar as principais lesões ao correr.

 vários kms

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...