quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A Corrida Para Iniciantes: Como Correr Mais Rápido, Cansar Menos e Superar as Dificuldades



A corrida de rua é um exercício físico que, apesar de representar uma aceleração de um dos movimentos mais básicos do ser humano (a caminhada), traz dificuldades dos mais diferentes âmbitos a seus iniciantes.

Podemos dividi-las em alguns grupos: dificuldades de condicionamento, dificuldades motoras, dificuldades em evoluir e limitações devido a lesões.


Como Melhorar Condicionamento na Corrida

As dificuldades de condicionamento são aquelas que impedem o praticante de realizar o que o mesmo se dispôs.

como correr mais fácilPor exemplo, ao tentar correr por 30 minutos ininterruptamente, as 15 minutos ele tem que caminhar.

Isso se deve à falta de conhecimento do praticante sobre como realizar o início do treinamento físico. Muitas vezes a limitação é muscular, devido ao ritmo acelerado de início ou ao tempo elevado inadequado.

Porém, essa dificuldade pode ser facilmente minimizada ao procurar uma orientação em atividade física especializada.

Através do seu conhecimento, o profissional saberá dosar precisamente o quanto de volume e intensidade o praticante pode realizar por sessão de treinamento.

As dificuldades motoras são diretamente relacionadas ao histórico esportivo e capacidade motora do praticante. Indivíduos que possuem um controle motor aperfeiçoado por anos de prática de atividades físicas orientadas, principalmente, saberão realizar os movimentos corretos para a melhor técnica de corrida, aquela que produz um menor gasto energético e que traz mais prazer ao praticante.

Obviamente pessoas com alguma limitação motora terão que adaptar suas capacidades com as exigências do esporte; portanto, não conseguir realizar o movimento perfeitamente também não é motivo para não iniciar a prática de corrida de rua.

Para todos os casos, o mais adequado é a procura de profissionais de educação física especializados em corrida de rua.

As dificuldades em evoluir na corrida são semelhantes às dificuldades de condicionamento


Isso porque depois de realmente começar a correr, o praticante adota uma rotina nos treinos, o que gera ao organismo um equilíbrio em relação ao esforço da atividade, diminuindo cada vez mais a adaptação à corrida e a sua conseqüente evolução física.


Por exemplo, pessoas que correm todos os dias 40 minutos na mesma velocidade dificilmente conseguirão diminuir seu tempo numa corrida de 5 quilômetros.

As limitações devido a lesões são relacionadas ao esforço demasiado tanto na fase inicial de treinamento quanto numa tentativa inadequada de evolução de condicionamento físico.

São momentos em que o praticante atribui uma sobrecarga elevada ao seu corpo sem o mesmo estar preparado.

A orientação de profissionais da saúde é a melhor maneira de evitar esse tipo de limitação e possibilitar a evolução constante e saudável dos treinos de corrida de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...